1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

 - Telemóveis e Tablets fazem mover Barcelona Mwc

Como já é habitual, as marcas do mundo da mobilidade voltam a esforçar-se este ano para ganhar "tempo de antena" para o lançamento de novos produtos e soluções que vão chegar às mãos dos consumidores nos próximos meses, ou se alinham como propostas para os operadores. Apesar de só hoje o abrir portas, o Mobile World Congress 2011 já é o grande destaque do mundo noticioso há vários dias.

Também no TeK já demos conta das empresas portuguesas que marcam presença na feira de Barcelona, mostrando os seus produtos e soluções, ou apresentando as aplicações nos Mobile Premier Awards. Dos grandes fabricantes as novidades já apresentadas são muitas, mas não há que temer falta de assunto para notícias nos próximos dias, até porque a feira dura até dia 17 de Fevereiro e os mais de 1.300 expositores não querem perder oportunidade de aproveitar a luz dos holofotes apontados para Barcelona nestes dias.

A Nokia antecipou a principal mudança no mundo dos telemóveis com a parceria com a Microsoft e o Windows Phone 7. Curiosamente a empresa escolheu a cidade de Londres para o anúncio, e não Barcelona, mas nas conferências de imprensa realizadas no Mobile World Conference este fim-de-semana este acordo voltou a ser muito debatido, com os prós e contras que vários analistas identificaram, tendo sido mostradas novas imagens de telefones (ainda conceptuais) que juntam as duas gigantes no combate ao crescente poder da Google e à Apple.

 - Telemóveis e Tablets fazem mover Barcelona 518082

A Samsung foi outra das marcas que antecipou, mais uma vez, a conferência de imprensa para apresentar o novo Galaxy Tab, de 10 polegadas.

 - Telemóveis e Tablets fazem mover Barcelona 518044

Mas a marca coreana revelou ainda um novo modelo da sua linha de smartphones Galaxy S, desta vez um modelo mais pequeno mas que conta com um processador dual core e não dispensa o ecrã Super AMOLED de 4,27 polegadas, tudo numa "embalagem" mais pequena e mais fina. O GT-I9100 tem o sistema operativo Android 2.3 (Gingerbread) e inclui quatro novos hubs de conteúdos e entretenimento para acesso instantâneo a música, jogos, livros digitais e serviços de redes sociais.

A câmara fotográfica é mais uma vez um elemento central, com um sensor de 8 Megapixels e capacidade de gravação de vídeo em full HD, a 1080p. A partilha de imagens e vídeos mantém a simplicidade já antes implementada noutros modelos com a tecnologia AllShare.

 - Telemóveis e Tablets fazem mover Barcelona 518063

A LG guardou para a manhã de hoje as novidades, que incluem um smartphone 3D e a entrada na guerra dos tablets com o Optimus Tab. O smartphone Optimus 3D é naturalmente a estrela da nova linha de telemóveis e deverá estar à venda na Europa em Maio, garantindo a gravação e reprodução e conteúdos 3D sem necessidade de recorrer a óculos especiais, à semelhança do sistema que a Nintendo implementou na consola de jogos que já chegará às lojas no próximo mês.

 - Telemóveis e Tablets fazem mover Barcelona 518091

Com duas câmeras lado a lado, o LG Optimus 3D usa um sistema de paralaxe para simular três dimensões e dispensar o uso de óculos especiais. A qualidade dos grafismos é assegurada por um processador de 1GHz OMAP4 dual-core, que duplica a performance gráfica. A visualização pode ser feita no ecrã de 4,3 polegadas WVGA ou num dispositivo de maior dimensão, para o qual poderão ser enviadas as imagens através da ligação HDMI e DNLA (Digital Living Network Alliance).

 - Telemóveis e Tablets fazem mover Barcelona 518086

A aposta no 3D é partilhada no Tablet Optimus Pad, que integra a versão 3.0 do Android (Honeycomb). O tablet tem uma dimensão de compromisso entre o primeiro modelo Galaxy Tab da Samsung e o iPad da Apple, com um ecrã de 8,9 polegadas, que a LG acredita ser mais confortável para usar apenas com uma mão (!).

O processador é um NVIDIA Tegra 2 a 1 GHz e a ecrã 3D integrada permite a captura de imagens em três dimensões que são reproduzidas num ecrã de TV com suporte 3D. O equipamento deve chegar às lojas em Abril mas o preço não foi ainda revelado.

 - Telemóveis e Tablets fazem mover Barcelona 518099

Uma parceria com o YouTube para os vídeos em 3D completa o leque "tridimensional" da presença da LG em Barcelona. As duas empresas colaboraram no desenvolvimento de uma forma de acesso mais fácil para ver vídeos no canal 3D do YouTube, mas também para upload a partir de equipamentos móveis.

Para alargar a sua linha de Smartphones a LG revelou ainda em Barcelona o LG Optimus 2X e adiantou mais detalhes do Optimus Black, que já garantiu mais de 2 milhões de pré-encomendas em 20 países depois de ter sido anunciado na CES.

O Optimus 2X foi desenvolvido em parceria com a NVIDIA e inclui um processador Tegra 2 que promete maior desempenho em funcionalidades multimedia e menor consumo. Quanto ao Optimus Black, que garante ser o mais leve e fino smartphone Android, e inova ainda no ecrã de 4 polegadas com um display NOVA, que devera oferece melhor condição de leitura em ambientes de forte luminosidade, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia a metade.

A Sony Ericsson touxe também ao Congresso do mundo móvel o seu novo Xperia PLAY, o primeiro smartphone para PlayStation, de que o TeK já tinha mostrado imagens e até o vídeo promocional. Com um ecrã multi toque de 4 polegadas este é um dos modelos que promete desiqulibrar lideranças assumidas e trazer uma nova área de concorrência para o mundo móvel, graças sobretudo aos jogos.

A mais recente novidade é o PlayBook tablet da RIM, para o qual a empresa acaba de confirmar uma versão com WiMAX a lançar brevemente, planeando também a comercialização de uma versão com Wi-Fi e HSPA+ e Wi-Fi e LTE para o segundo semestre de 2011. Este lançamento já tinha sido alvo de vários rumores, sendo agora confirmado como um dos players mais fortes para o mercado profissional.

 - Telemóveis e Tablets fazem mover Barcelona 518093

Estas são para já as principais novidades "fresquinhas" de Barcelona, até porque estão lançados os dados dos fabricantes com maior poder nesta área. Mas nos próximos dias vão surgir novos desenvolvimentos aos quais o TeK não deixará de dar o destaque devido.

TEK

ja.jose

Mensagem Ter 15 Fev 2011 - 10:30 por ja.jose

Os nokia até são bonitos. Vamos lá ver se marcam é no mercado.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech