1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


A Wikipédia lusófona está de parabéns! Foi há dez anos que surgiu a versão portuguesa da enciclopédia online que se viria a revelar a mais famosa e conhecida mundialmente. A Wikipédia é construída pelos conhecimentos dos seus milhares de utilizadores que, de forma voluntária, criam e melhoram os artigos da mesma.


A língua portuguesa foi a terceira a ser adoptada dentro do universo linguístico da Wikipédia. Segundo Manuel de Sousa, da Associação Wikimedia Portugal, a evolução deste processo foi lento e moroso. No entanto, actualmente, a versão lusitana conta com mais de 700 mil artigos e “sucessivas barreiras” vão sendo quebradas a cada momento.


Apenas na Wikipédia portuguesa existem cerca de 860 mil editores, divididos principalmente em 61% brasileiros e apenas 17% Portugueses.


Eis algumas curiosidades da Wikipédia:


-“Planeta” foi o primeiro artigo a ser criado na Wikipédia portuguesa, a 11 de Maio de 2001, tendo sido criado pelo editor “João Miranda”

- Foram necessários 2 anos para a Wikipédia portuguesa atingir os mil artigos. Actualmente conta com mais de 700 mil.

- Actualmente a Wikipédia está traduzida para 268 idiomas diferentes, sendo que a inglesa é a que conta com o maior numero de artigos (mais de 3 milhões)

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech