1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

[Dica] Glossário da Informática SS-2011-07-26_00.44.10

Para os utilizadores com pouca experiência na área da informática é normal que certos termos pareçam um "bicho de sete cabeças"...

Por isso mesmo elaboramos este pequeno "dicionário" com alguns dos termos mais populares na área.

De A a F

802.11: conjunto de especificações técnicas de redes locais sem fios de que fazem parte as 802.11, 802.11a e 802.11g. A tecnologia 802.11b oferece velocidades de transferência de dados até 11 Mbits por segundo, enquanto a 802.11g até 54 Mbits. A versão a, destinada a profissionais, é quase tão rápida quanto a versão g.

Bluetooth: norma para a ligação, sem fios, de dispositivos electrónicos: desde telemóveis e auriculares à transferência de dados entre computadores e impressoras.

Disco rígido: armazena grandes quantidades de dados. Estão aí guardados o sistema operativo e outros programas e ficheiros.

Docking station: aparelho onde se pode encaixar e ligar um portátil para o “transformar” num computador de secretária. O portátil é ligado à docking station através de um único conector que permite ligar vários tipos de periféricos de uma só vez.

DVI: significa Digital Video Interface e é uma especificação que visa integrar sinais digitais e analógicos num só conector. Existem 3 configurações diferentes: DVI-A para sinais analógicos, DVI-D para sinais digitais e DVI-I, para sinais analógicos e digitais. Usando um conector DVI, um sinal digital é enviado para um monitor analógico e convertido num sinal analógico. Se o monitor for digital, não é necessário converter o sinal. Actualmente, há vários monitores e placas gráficas com uma porta DVI.

Ethernet: tecnologia usada na ligação de vários computadores numa rede local (num escritório, por exemplo). A sigla 10/100/1000 indica dispositivos, cabos, etc. compatíveis com Ethernet (10 Mbit/s), Fast Ethernet (100 Mbit/s) ou Gigabit Ethernet (1000 Mbit/s).

FireWire: norma para transmitir dados entre o computador e alguns periféricos, por exemplo, câmaras de vídeo digitais e discos rígidos externos. A norma original permitia uma velocidade máxima de transmissão de 400 Mbits/s. Actualmente, foi desenvolvida uma segunda versão, chamada Firewire 800, que permite atingir os 800 Mbits/s.

De M a W

Memória RAM: são aqui guardados temporariamente os ficheiros e programas em uso (é a memória de curta-duração do computador). Para se correr, ao mesmo tempo, um grande número de ficheiros e de programas, é preciso ter uma memória RAM elevada.

Modem: transmite dados através de uma linha telefónica ou de outra linha de comunicação. É necessário para aceder à Internet.

Placa gráfica: componente electrónico responsável por gerar os sinais de vídeo enviados para o monitor. Para tarefas pouco exigentes em termos gráficos, pode ser usada uma placa integrada na placa-mãe, partilhando a memória RAM do sistema. Para software gráfico e jogos graficamente exigentes, é necessária uma placa separada com memória dedicada.

Polegada ("): unidade standard (2,54 cm) usada para medir a diagonal dos ecrãs.

Porta: Parte do computador onde pode conectar periféricos para trocar dados. A impressora, por exemplo, é ligada à porta USB.

Porta USB (Universal Serial Bus): norma mais comum para transmitir dados entre computador e periféricos. Há duas versões: a mais recente é a 2.0, muito mais rápida do que a anterior 1.1 (480 Mbit/s contra 12 Mbit/s). Consoante a ligação, a velocidade permitida pela 2.0 pode ser quando se transferem dados em grande quantidade, como entre o computador e um disco externo.

Processador: componente que processa as instruções. Em geral, este termo refere-se ao processador central de um computador. Há outros processadores ou co-processadores para tarefas específicas, por exemplo, o co-processador gráfico.

Processador dual core: trata-se da integração de dois processadores num único chip. Em teoria, isto permite executar as aplicações com maior rapidez, quando há várias tarefas a correr em background. Ainda há poucos programas disponíveis que possibilitem beneficiar das possibilidades do dual-core, como o Microsoft Windows Movie Maker 2.0 e o Adobe PhotoshopCS.

Resolução: indica a nitidez e o detalhe de uma imagem digital, geralmente através do número de pontos que a compõem. Num ecrã de computador com uma resolução de 1024x800, a imagem é constituída por 1024 pontos na horizontal e 800 na vertical.

VGA: acrónimo de Video Graphics Adapter. Tomada normal de 15 pinos usada para ligar o monitor ao computador.

Wi-Fi: define uma rede local sem fios de alta frequência com a especificação técnica 802.11b do IEEE. Esta tecnologia possibilita o acesso sem fios à Internet em casa e em espaços públicos. Muitos aeroportos, hotéis, centros comerciais e faculdades, por exemplo, permitem, mediante pagamento ou gratuitamente, o acesso público a redes Wi-Fi, conhecidos como hotspots.

Referências:
Wikipédia
Deco.pt

Se tiver outro termo que desconheça o significado ou que pretenda adicionar na lista, deixe o seu comentário!
Ate breve!

Smeek

Mensagem Qua 11 Jan 2012 - 16:47 por Smeek

Interessante o artigo, acabei de aprender duas coisas que eu não fazia a mínima ideia mesmo.. Laughing

SkySurfer

Mensagem Qua 11 Jan 2012 - 21:46 por SkySurfer

Bom Glossário Wink

MoisesPT

Mensagem Qua 11 Jan 2012 - 21:55 por MoisesPT

Podemos adicionar aqui neste Tópico, expressões que são utilizadas habitualmente em conversas na internet?

Cumps

DJPRMF

Mensagem Qua 11 Jan 2012 - 22:39 por DJPRMF

MoisesPT escreveu:Podemos adicionar aqui neste Tópico, expressões que são utilizadas habitualmente em conversas na internet?

Cumps

Claro...
Parece ser uma boa ideia para aumentar o glossário. Very Happy





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech